sexta-feira, março 26, 2010

Seis ou mais razões que fazem do "My One Thousand Movie" um dos meus blogues favoritos de cinema

As críticas são, ao contrário da regra que domina a crítica profissional mais clássica e erudita, muito acessíveis e objectivas, não há intermináveis descrições, nem galicismos (estão a ver aquela cena do mise-en-scène? E parti pris?), nem estudos filosóficos sobre a existência humana para demonstrar que o filme pode ser até bonzinho. Pede-se, e tem-se, sem rodeios, um resumo do argumento (sem grandes spoilers) e um ou outro comentário pessoal que poderá ajudar a justificar a partilha do filme.

Por disponibilizarem o filme numa versão light, em RealMedia, o que nos só vem ajudar na poupança de espaço do disco. Fora da concorrência directa com outros blogues mais mediáticos que partilham filmes de um ou mais gigas, ripados directamente de DVD's, com alta qualidade de som e imagem, para acabar por serem visionados num PC ou numa televisão convencional.
Sinceramente não me parece que ficamos a perder no rácio qualidade/espaço mas nada como tirar as teimas e fazer uma experiência. Para além de que, o blogue não podia ser mais esclarecedor quanto ao assunto: "se gostarem dos filmes comprem-nos, porque o original é sempre melhor".

Ao contrário de alguns promotores de festivais de cinema, têm consciência de que o cinéfilo 'tuga não nasceu poliglota e disponibilizam legendas em Português (ou Inglês, em poucos casos).

Queriam mesmo rever aquele clássico de John Ford, Douglas Sirk, Samuel Fuller, Bergman, Godard, Tarkovsky, Tati, …? Encontram lá.

E aquele filme português que não é tão publicitado por não atingir, em cartaz, a fasquia dos 35.000 espectadores? É possível que também lá esteja.

Sabem aquele "hype" que ganhou alguns prémios por vários festivais internacionais e teve uma estreia modesta e passageira em Portugal, passando só pelo "King" e no "Cidade do Porto" durante 3 ou 4 semanas - excepção para os casos em que nem sequer teve direito a estreia e só pode ser adquirido via importação na Fnac mais próxima? Também pode-se ter a sorte de o ver por lá.

O serviço público e algo mais aqui.

3 comentários:

My One Thousand Movies disse...

Obrigado pelo teu elogio Agent.
A idéia do meu blog, não é de ser um blog de downloads (embora seja), mas de criar um sitio onde possa divulgar a arte do cinema em todas as suas vertentes, e que o cinema não é só aquilo que os média nos atiram para a frente.

Eu tenho um objectivo, mas não é fácil de explicar em poucas palavras. Espero que as pessoas me entendam.

Abraço

My One Thousand Movies disse...

E quanto ao que tu falas no RealMedia, é verdade que o filme perde qualidade quando é passado para este formato.
Mas eu faço-o de propósito. Não quero que as pessoas se habituem a ver aquele blog como um sitio onde vão buscar o seu filme para gravar.
Imagina que aqueles filmes são como "demos", assim como exprimentamos a demo de um jogo acabado de saír. Depois se o quiserem em condições, já sabem que o podem comprar.

Outro abraço.

O Puto disse...

Obrigado pela divulgação. A Cinemateca deveria ter um serviço assim.
Só tenho uma crítica ao teu texto: a publicidade àquela cadeia de lojas com nome de aparelho de ar condicionado, como se fosse o único sítio onde se compram DVD's.