quinta-feira, julho 29, 2010

Crónica da 23ª Pescaria à Portuguesa da Revista Fuças

Coube a Joãozinho Bettencourt de Sol a melhor pesca da noite, apesar de ter por diante a mais temida corvina brava que o conceituado Cardume do Vale das Tulipas teve a honra de apresentar. O pescador teve uma pescaria muito esforçada que só não foi melhor por culpa do peixe, que logo à terceira investida revelou indícios de desorientação. Joãozinho começou com as 3 farpas compridas da praxe, para depois cravar 5 curtas com boa preparação, no peculiar estilo clássico, entusiasmando um público que encheu o Tanque do Oceanário de Lisboa. Entre alguns apeixanados famosos, constavam: Nuno da Câmara Pereira, Isabel Angelino e Cinha Jardim, que por escassos centímetros não foi atingida por uma das galochas que Joãozinho arremessou durante a sua volta de homenagem.
A jogar em casa estavam os rapazes do Grupo de Camaroeiros Amadores de Moscavide, que tiveram uma noite menos boa. Começou com o jovem Francisco Nettto, que citou bonito, mas sem mandar na investida, deixou escapar toda a pescaria apanhando somente um fruto do mar que se encontrava a boiar por erro técnico da organização. Voltou com valentia mas ao ser enganado pelo ziguezague de um carapau enraivecido, desequilibrou-se e acabou por cair do topo do tanque. Depois desta lamentável prestação, recusou a voltar, recolhendo à enfermaria. A noite prosseguiu sempre animada pela Banda de Pífaros de Aveiras de Cima.
Verdade seja dita, a tradição voltou a brilhar no Oceanário e Portugal deve-se sentir orgulhoso por querer preservar a corvina brava (e outras espécies selvagens), que necessitam de uma farpada de vez em quando para se sentirem mais vivas e apuradas que nunca.

Sem comentários: