quinta-feira, março 03, 2011

Mais um sinal de escassa esperança nesta humanidade

Nada disto é novidade para ninguém: certos elementos de um grupo necessitam de humilhar alguém mais fraco para reforçar a sua credibilidade e o poder nesse grupo. É o teste que qualquer iniciado passa irrepreensivelmente. Não esqueçamos que não é só no Reino Unido que há hooligans.
Esse sentimento generalizado de impunidade perante grupos desta natureza é universal, basta termos o azar de cruzar com qualquer claque a caminho de um jogo de futebol. Por isso vale a pena levantar algumas questões. A desordem é desculpável se for feita organizadamente e (supostamente) sob vigilância policial? Qual é a diferença entre um hooligan escocês embriagado e um elemento da Super Dragões lúcido mas com os bolsos cheios de pedras?
Este episódio é (ainda mais) abominável, não tanto por todas as causas e consequências sociológicas deste mundo, mas por esse grave sinal de escassa esperança nesta humanidade, que é a infinita desilusão estampada no rosto de um sem-abrigo.

Todos terão a sua história, todos terão as suas razões que os levaram a viver à margem da sociedade, sem abrigo. Poucos estão nesta condição por opção e, por isso, imagino que desejem mais uma mão para os tirar dali, do que uma que os empurre para uma - mais uma - humilhação.

Sem comentários: