segunda-feira, novembro 17, 2008

Companheiros de curto prazo

Durante um zapping no final de tarde televisiva de ontem deparei-me com um programa especializado em caça. Estava na RTP2 e o programa em causa chama-se: "Couto & Coutadas". A apresentadora é gira, uma subespécie de Soraia Chaves, em versão rural, de olhar igualmente expressivo mas bem menos atrevido. Começam logo por ser interessantes as intervenções dos caçadores que debitam frases simples e sem grande preocupação gramatical, enquanto os vemos em acção. Fala-se, depois, das novas tendências na roupa para esta época (?)... "os camuflados que se usam na caça tem que dar uma sensação de floresta". Também gosto da relevância e do respeito que dão aos seus "companheiros de caça" - os cães. Enquanto um dos intervenientes ia dando dicas de como tratar bem dos cachorros, veio-me à memória várias imagens dos carros de caçadores com os seus mini-atrelados onde os seus “companheiros” viajavam amontoados... Bom, mal por mal, pelo menos aqueles regressavam. É que a minha experiência de vida no campo, também me permitiu confrontar com a ainda mais triste e dura realidade dos infortúnios cães que são “esquecidos” pelos seus donos (caçadores) em coutada alheia.

2 comentários:

O Puto disse...

Então e os "troféus" que alguns caçadores ostentam na parte de trás dos mini-atrelados? Cheguei a pensar que se fazia fumeiro com coelhos...

Anónimo disse...

Fiquem saber que os caçadores adoram os seus cães e se por vezes ficam no monte, é porque fugiram ou se perderam. Deixem de dizer barbaridades...tenham um pouco de juízo...
Eu próprio já fiz uma viagem de mais de 200 Km só para tentar encontrar um cão que me desapareceu no dia anterior no monte.
Cresçam e pensem no que dizem/escrevem...bando de copinhos de leite.