segunda-feira, agosto 09, 2010

O melhor concelho precisa de um bom conselho


O concelho de Oeiras depois de ter sido eleito o "Melhor concelho para estudar", o "Melhor Concelho para trabalhar", o "Município de excelência", entre outros prestigiados galardões, aparece agora no 2º lugar da lista dos concelhos com maior poder de compra de Portugal, segundo um estudo do INE. Ninguém fica surpreendido com o feito, tendo em conta que a partir de finais dos anos oitenta, Oeiras constituiu-se como pólo económico autónomo na Área Metropolitana de Lisboa, apostando no desenvolvimento de actividades terciárias ligadas à Ciência e Investigação e às Tecnologias de Informação e Comunicação, diz o Wikipédia. Eu confirmo e acrescento que este crescimento do número de aglomerados empresariais tem uma relação directa com o aumento da migração dos seus trabalhadores para as zonas de proximidade com o local de trabalho - segundo também o INE (dados de 2009), Oeiras já ocupa o 5º lugar da lista de concelhos portugueses com maior densidade populacional.
A questão que me parece pertinente é saber se este "Silicon Valley 'tuga" terá infraestruturas suficientes para suportar o dinamismo que um tecido empresarial deste calibre exige? Ou melhor, é importante que se diga que há aqui, de facto, várias multinacionais e grandes empresas nacionais que pagam acima da média, mas também era bom que se explicasse, a quem desconhece, que seus respectivos trabalhadores, clientes e fornecedores, para aceder às suas instalações, podem demorar um certo tempo (também) acima da média.
Este estudo aparece numa altura do ano em metade desta gente estará de férias e, quem por aqui passa hoje, não fica com a ínfima ideia do inferno que são os congestionamentos todas as manhãs e finais de tarde na "famosa" A5, nas rotundas junto aos principais parques, em Oeiras / Porto Salvo (Tagus, Lagoas e Quinta da Fonte) e Linda-a-velha (Arquiparques I e II, Duo Miraflores Premium, Edifício Monsanto), na Avenida do Forte e Outurela em Carnaxide (Parque Suécia, Holanda e Neopark), etc. A juntar a isto, também não é demais relembrar que Oeiras serve de "ponte" de acesso a um dos outros povoados concelhos do distrito de Lisboa: Cascais, e de "muleta" a parte do superpovoado concelho de Sintra, ou não fosse o tormento da A5 a tal pseudo-alternativa ao suplício do IC19.
Enfim, no dia em que Oeiras ganhar o prémio do "Melhor concelho para estudar, trabalhar… e deslocar", serei a primeiro cidadão morador deste concelho a recomendá-lo.

2 comentários:

Anónimo disse...

E eu serei o segundo!

Anónimo disse...

oeiras está tb em 1º lugar em termos de ter o presidente de câmara que apanhou a maior castanhada da justiça.
pode ser que até se safe, mas condenado já foi.
pelos vistos ter estudos não adianta nada, pois oeiras é tb o concelho de portugal onde existem mais licenciados (proporcionalmente) e o que se vê, é que o isaltininho lá venceu de novo. ou os estudos não abrem horizontes nenhuns aos estudantes, ou eles estarão convencidos da inocência do sr presidente (eu inclino-me mais para a 1ª hipótese).