terça-feira, maio 11, 2010

Quem tem medo de analogias?

A "Proposition 8" (ou o "California Marriage Protection Act") foi a proposta de uma emenda constitucional aprovada em Novembro de 2008, no estado da Califórnia, através de referendo. A medida adicionou uma nova disposição, o ponto 7.5 da Declaração de Direitos do Homem: "Only marriage between a man and a woman is valid or recognized in California" - ao restringir a definição de casamento a casais do sexo oposto, esta cláusula anulou a anterior decisão do Supremo Tribunal de Justiça que considerava constitucional o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo.
Na altura muito se falou sobre o assunto, sobretudo no facto de cerca de 70% da comunidade negra e mais de metade da população latina ter votado a favor da proposta. Quando se trata de direitos das minorias, o progresso raramente surge na forma de um voto popular, pois até as minorias - quando o deixam de ser - também discriminam, what's new?
Na verdade, a "novidade" estava no apoio massivo de várias religiões na campanha. A Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, mais conhecida por Igreja Mórmon, foi uma das principais. "8: The Mormon Proposition" é um documentário onde se desmascara essa influência.
Foram utilizados documentos internos da igreja e registos de funcionários mórmones, para além de entrevistas com ex-membros, para se provar que com gastos na ordem dos 22 milhões de dólares, esta igreja ultrapassou os seus limites de organização religiosa sem fins lucrativos para garantir a aprovação da "Proposta 8". O filme acaba também por explorar historicamente o impacto de uma atitude intolerante desta igreja em relação aos gays, com o testemunho das tentativas de suicídio por parte de jovens mórmones, como sendo aquela, a desesperada solução para evitar os tratamentos de choque que eram sujeitos, na tentativa de "curá-los" da sua homossexualidade.
"8: The Mormon Proposition" estreia no próximo mês nos Estados Unidos, mas provavelmente, nunca será exibido por cá. Não houvesse alguém de se lembrar de fazer analogias coerentes. Ou pior, alguém pegar na ideia e desmontar os limites da influência de uma outra igreja na limitação de um direito constitucional a um grupo minoritário.

2 comentários:

O Puto disse...

Há tempos vi um documentário na TV sobre uma campanha de discriminação e perseguição aos homossexuais por parte de uma igreja baptista, salvo erro. Assustador e comovente.

César disse...

Este documentário não passa de uma propaganda intolerante e difamatória. Encontra-se cheio de falácias e falsidades, como se pode ver em

http://en.fairmormon.org/Specific_works/8:_The_Mormon_Proposition

Será de louvar que o documentário provavelmente terá direito a constar no guiness por em tão pouco tempo conseguir transmitir tantas parvoíces.