Há mais de um mês fui contactado, via e-mail, pelo Ricardo Fuertes que pertence ao GAT (Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA). O Ricardo colabora num estudo europeu chamado EMIS (European Man-For-Man Internet Sex Survey) que pretende ter informação sobre comportamentos, atitudes, informação, necessidades em prevenção de VIH e outras ISTs, outras necessidades de saúde, etc, em homens que fazem sexo com homens (ou que tenham vontade em fazê-lo). Para mais fácil entendimento, faço o quote das palavras do Ricardo.
"Existem outros estudos neste âmbito mas por primeira vez vai ser lançado um questionário online em simultâneo em 31 países europeus. Trata-se de um estudo bastante sério e ambicioso, desenvolvido por entidades como GTZ e Robert Koch Institute (Alemanha), CEEISCAT (Espanha), Maastricht University (Holanda), Regione del Veneto (Itália), Sigma Research (Reino Unido), e conta com colaborações de entidades governamentais e da sociedade civil dos restantes 26 países. Os colaborados portugueses são o GAT e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical.
O estudo vai ser divulgado a nível europeu por dois dos principais sites de contactos gays (Manhunt e Gayromeo), mas gostaria também de contar com a participação de blogs, sites e bares locais."
A partir de hoje e até ao final do mês de Agosto, há um gif instalado, neste blog, mesmo aqui ao lado, que direcciona directamente para este questionário. Não é um questionário curto, mas é seguramente um dos mais simples, directos e dos poucos que trazem a vantagem de poder acrescentar conhecimentos sobre o VIH e outras ISTs.