quarta-feira, dezembro 18, 2013

2013 - o ano dos regressos (na música)



Não deixa de ser irónico que um ano que me prometia tantas novidades, acaba por ser maioritariamente marcado por regressos. 
Destaco o retorno do rei do pop “moderno”, JT, que decidiu incorporar, sobretudo na primeira parte desta sua “experiência”, algumas das mais clássicas influências do Rn’B sem perder aquele lado mais dançável que já tinhamos conhecido nos seus discos anteriores. 2013 também foi o ano em que os Cut Copy regressaram ao Hacienda e a todo o vibe dos gloriosos anos de “Madchester”, mas com menos pastilhas e mais “liberta a mente” e aprecia a música. A dupla Darkside também foi ao passado buscar algum do psicadelismo dos Pink Floyd e dos Dire Straits mas deu-lhes um soberbo toque de modernidade. Não há ano sem uma repescagem aos anos 80 e o melhor que ouvi neste ano nessa matéria veio da parte dos irlandeses Girls Names. As fortes melodias de “The New Life” tiveram origem nos “negros” dias de “Seventeen Seconds” e de “Faith” dos The Cure. Os Arcade Fire foram ainda mais longe - à mitologia grega -  na busca pela sua inspiração e voltaram mais românticos que nunca. Mas, e por falar em romantismo, o melhor e a grande surpresa do ano estariam para vir. 
Cinematográfico, assombroso, hipnótico e incrivelmente belo são adjectivos que servem para definir os discos de duas mulheres: Alison Goldfrapp e Julianna Barwick, o melhor e a surpresa, respectivamente. Para além do poder vocal de cada uma delas, toda a parte instrumental dos seus discos permite criar uma atmosfera fantástica. Quase sobrenatural, mais em “Nepenthe” que em “Tales of Us”. Este é um pouco mais realista: tem histórias de pessoas comuns (com uma força incomum) para contar, portanto é perfeitamente natural que identifiquemo-nos com elas.

1. Goldfrapp - Tales of Us
2. Girls Names - The New Life
3. Justin Timberlake - The 20-20 Experience Part1
4. Darkside - Psychic
5. Cut Copy - Free Your Mind

6. Moderat - II
7. John Grant - Pale Green Ghosts
8. Julianna Barwick - Nepenthe
9. Arcade Fire - Reflektor
10. The Boxer Rebellion – Promises

Sem comentários: