quinta-feira, dezembro 28, 2006

Não percebes o hip hop

Quando se pensa em hip hop o que nos vem logo a cabeça? Negros gangsta, violência, droga, misoginia e exuberância dos bens materiais (carros, jóias, mansões,...). Isto se nos restringirmos à realidade americana que a MTV nos vai dando a conhecer. Por cá, temos a nossa versão, digamos, mais pobrezinha (a todos os níveis) de tudo isso: os “basofes”. São claramente uma imitação de quinta categoria da cultura gangsta americana com o mesmo tipo de vestimentas, rituais e o síndroma da artrose dos dois dedos esticados, mas com menos carros de luxo, menos “gajas” boas submissas e mais pechisbeque à volta do pescoço. Em resumo: menos Bronx e mais Buraca.
Mas estamos a esquecermo-nos do essencial disto tudo: a música. E se esta não interessasse nem valeria a pena sequer falar da cultura social que a rodeia e deixar-la-ia por conta de quem lhe diz respeito. Só que, pelo contrário, esta interessa e muito.
O hip hop deixou-me marcas em 2006. Descobri discos muito vibrantes e viciantes! Pharell, Ghosface, T.I., DJ Dilla, The Roots e sobretudo dois nomes: Lupe Fiasco e Clipse. Da produção nacional há que destacar, pelo menos, o “Pratica(mente)” de Sam the Kid. Estes foram nomes que me foram soltando da memória sem qualquer esforço, provavelmente e com mais alguma insistência diria mais uns tantos que fizeram deste ano que agora finda, um grande ano para este estilo musical.
Para compreender e entrar na alma de certos discos é necessário lutar contra certos tipos de preconceitos e estereótipos enraizados na nossa sociedade, mas penso que esse esforço é bem compensado quando se trata de um estilo alternativo, como é o hip hop. E entender algumas daquelas letras de intervenção é ao mesmo tempo cultura e educação.
Claro que, como em tudo: há excepções e, eu não me esqueço de certas atitudes hipócritas. Não me esqueço sobretudo quando alguns rappers norte-americanos cantam contra a disparidade de realidades sociais, quando eles próprios, depois, aparecem nos videoclips a mostrar algo tão fútil (e ridículo) - entre outras coisas - como os seus dentes de ouro, que dariam provavelmente para matar a fome a algumas das criancinhas pobres e vítimas da discriminação do “governo branco”, de que eles tanto gostam de se queixar nas letras das suas canções. A vitimização por vezes tem destas coisas. Mas, mais uma vez, não nos desviemos do essencial. E, repito, esta música é, na maior parte dos casos: boa e criativa.
Por isso não tenham receios de perceberem o hip hop, temendo entrar numa onda irreverente de passar a tratar as vossas amigas por, no melhor da hipóteses, “damas”, e, no pior, por “katchorras” e todos os vossos amigos por “socios”, ou que uma parte do vosso cérebro bloqueie e passar a escrever “axim komo s pôpaxem mt têpo a eskrevr ixto bem e kem n perxeba k s fd”, ou começar a criar pitbulls para fins competitivos, ou passar a “pintar” hieróglifos (que só vocês entendem) em tudo o que é paredes do vosso bairro, ou até a usarem coisas tão estranhas, como crucifixos e bolsinhas (de cintura), ao pescoço e anéis em tudo o que é dedo... porque se tiverem uma personalidade própria e não acharem que todas as outras pessoas, que não façam parte do vosso “gang”, são as principais culpadas dos vossos problemas sociais, a pior consequência que esta música vos pode trazer, é ficarem viciados nela.

...
Fanar chocolates na infância
Até chegar a apoiar outro chocolate noutra substância
Isto é só o início e eu não digo tá errado
Uma coisa é guita fácil outra é necessidade
Não sei se uma escolha de um futuro
Existe a liberdade
Mas quem se põe à parte:
És tu ou a Sociedade?
Eu também me ponho mas no quarto a fazer arte
Outro caminho, meu sonho do qual não estou farto
Eu sou igual a ti: trabalhador, calão
O meu senão é borga sem organização
Sem riscos de prisão
No ramo musical
Porque eu não tenho patrão
E a minha guita é legal.

Falta-te algo, auto-consciência,
Concorrência
Não há como competência
Tu preferes bater continência
À lei da rua
Que te habitua com violência
Licenciamento tá fora de questão
Não há paciência
O tempo será gasto em vão
Uma influência garante-te uma profissão
Com a falência constante neste mundo-cão.

Refrão:
Cuidado bro’ a rua não é um jogo
Quantas vidas já caíram com essas drogas nocivas?
Quantos manos já partiram com essas balas perdidas?
Tu tens que saber: na rua não há saída!

A vida é uma puta e na rua tu vais ter que teme-la
Tu tens tomates mas não tens o essencial para fode-la
A rua também tem lei mas duvido que irás conhece-la
Porque é o ruido do estomago vazio que vai ridigi-la
Por isso não sejas atrevido em frente de um mano faminto
Porque podes estar a 9mm de perder os sentidos.
...

Acaba com isso puto, Tou farto dessa conversa:
“Sou d’gangsta, sou da rua”
Não é cool ser gangsta!
Tem que ter respeito por esses manos da rua que precisam de ir buscar o pão de cada dia
Desses que fazem batalhas com os bófias
É duro andar na rua bro’
Para esses manos que precisam do crime para viver
Eu tenho uma mensagem:
Não tem sentido andares a roubar outros manos que passam tanta fome como tu.
Percebes? Isso é estúpido
Vocês fodem o esquema quando assaltam um banco,
Quando roubam uma bomba de gasolina,
Quando roubam os patrões que exploram o vosso povo.
Isso é foder o sistema
Foder o vosso povo
É foderem-se a vocês mesmos.

In “Presta atenção”, de Sam the Kid

Sem comentários: