sábado, fevereiro 17, 2007

Procura-se uma “cara-metade” ou um “corpo-metade”?

Platão n’O Banquete, pela boca de Aristófanes, explica porque buscamos, através do amor, a outra metade que perdemos algures.
No início, homens e mulheres eram redondos, como o sol e a lua, eram ambos macho e fêmea e tinham dois órgãos genitais. Em alguns casos ambos os orgãos eram machos... E o mito continuava. Estes eram seres auto-suficientes e orgulhosos. Desafiaram os Deuses de Olimpo, que os puniram cortando-os ao meio. Foi esta a mutilação que a humanidade sofreu. De modo que, geração após geração, buscamos a outra metade, ansiando ser de novo inteiros.
Mais à frente Aristófanes também diz que o encontro sexual permite um esquecimento de nós próprios, mas a dolorosa consciência da nossa mutilação é permanente.
E pouco fica por dizer.

2 comentários:

Daniel J. Skråmestø disse...

No filme "Hedwig and the angry inch" a canção "the origin of love" conta essa história com a ajuda de uma bonita animação.

No album tributo a Hedwig, o Rufus wainwright canta a sua versão e vale a pena ouvi-lo
:-)

agent disse...

Exactamente. Eu vi esse filme já há alguns anos mas ainda recordo-mo dessa canção. Tal como uma outra originalmente interpretada pela Whitney Houston e que fez com que se ouvisse muitas gargalhadas na sala de cinema, incluindo as minhas... :x
Filme bonito esse.