Sabem o que é um detalhista? Eu confesso toda a minha ignorância e até há muito pouco tempo desconhecia por completo a existência desta casta que vive para o embelezamento do seu veículo. É uma comunidade em crescimento, através de fóruns próprios na internet e dos consequentes encontros. Têm regras próprias, não vinculativas, mas sugeridas.
Esqueçam o “Mercedes” que o vosso vizinho cuida como um filho e que, ao contrário do vosso chaço, parece estar imune à sujidade, porque por aqui entramos noutro nível de “obsessão”.
Aparentemente um adepto do detalhe pode ser confundido com um fã do tuning. Mas há uma imensidão de diferenças. Apesar de até poder haver algum ponto de contacto no objectivo primordial – embelezamento e, já agora, endeusamento da sua viatura – mas a forma como ambos o põem em prática é bastante dispare. Ao contrário do adepto de tuning, o detalhista não pretende modificar a estrutura física do carro, limita-se a conservá-la ou a aperfeiçoá-la. Para além disso e aproveitando o ritmo das comparações: sempre que um tuninguense em início de carreira entra na secção “auto” de qualquer hipermercado ou em qualquer loja especializada tem orgasmos múltiplos, um detalhista, por sua vez, fica nauseado e o máximo de tempo que consegue manter-se naquela zona são dois segundos (um para entrar e outro para sair). No dia em que um grama de massa de polir da Norauto ou uma borrifadela de spray de limpeza de habitáculo do Continente tocar num carro do detalhista ou é porque o carro efectivamente já não lhe pertence, ou por um gravíssimo erro de outrem com consequências psicológicas para o seu dono. Passe o exagero desta última afirmação, é certo que o detalhista só compra produtos numa “loja de detalhe”. Também não é mentira que esses produtos têm qualidade autenticada, acima de tudo pelos próprios, e não são muito mais caros que os seus semelhantes adquiridos num hipermercado ou numa loja de produtos para automóveis. Tal como, por exemplo, é verdade que um carro só fica perfeitamente lavado, se tal for feito à mão e se for usada a meticulosa técnica dos dois baldes e os respectivos produtos apropriados. Isto e muito mais estão incluídos no “manual do detalhe”, disponível, habitualmente, em qualquer fórum da especialidade. Na prática, pretendem demonstrar que um carro pode ficar bem mais atraente sem utilizar produtos e técnicas que aparentemente o podem danificar a curto, a médio ou a longo prazo, a um custo razoável.
No fundo, o que os distingue de todos nós, “descuidados e insensíveis” perante as nossas “máquinas”, é essa demonstração de carinho e, porque não assumi-lo, de amor perante a sua, reflectido num enorme trabalho manual que lhe é adjacente. E porque falamos de um bem que não custa propriamente meia dúzia de tostões, isso também fará toda a diferença e acabará por ser muito mais que um mero pormenor. Ou um detalhe.
Esqueçam o “Mercedes” que o vosso vizinho cuida como um filho e que, ao contrário do vosso chaço, parece estar imune à sujidade, porque por aqui entramos noutro nível de “obsessão”.
Aparentemente um adepto do detalhe pode ser confundido com um fã do tuning. Mas há uma imensidão de diferenças. Apesar de até poder haver algum ponto de contacto no objectivo primordial – embelezamento e, já agora, endeusamento da sua viatura – mas a forma como ambos o põem em prática é bastante dispare. Ao contrário do adepto de tuning, o detalhista não pretende modificar a estrutura física do carro, limita-se a conservá-la ou a aperfeiçoá-la. Para além disso e aproveitando o ritmo das comparações: sempre que um tuninguense em início de carreira entra na secção “auto” de qualquer hipermercado ou em qualquer loja especializada tem orgasmos múltiplos, um detalhista, por sua vez, fica nauseado e o máximo de tempo que consegue manter-se naquela zona são dois segundos (um para entrar e outro para sair). No dia em que um grama de massa de polir da Norauto ou uma borrifadela de spray de limpeza de habitáculo do Continente tocar num carro do detalhista ou é porque o carro efectivamente já não lhe pertence, ou por um gravíssimo erro de outrem com consequências psicológicas para o seu dono. Passe o exagero desta última afirmação, é certo que o detalhista só compra produtos numa “loja de detalhe”. Também não é mentira que esses produtos têm qualidade autenticada, acima de tudo pelos próprios, e não são muito mais caros que os seus semelhantes adquiridos num hipermercado ou numa loja de produtos para automóveis. Tal como, por exemplo, é verdade que um carro só fica perfeitamente lavado, se tal for feito à mão e se for usada a meticulosa técnica dos dois baldes e os respectivos produtos apropriados. Isto e muito mais estão incluídos no “manual do detalhe”, disponível, habitualmente, em qualquer fórum da especialidade. Na prática, pretendem demonstrar que um carro pode ficar bem mais atraente sem utilizar produtos e técnicas que aparentemente o podem danificar a curto, a médio ou a longo prazo, a um custo razoável.
No fundo, o que os distingue de todos nós, “descuidados e insensíveis” perante as nossas “máquinas”, é essa demonstração de carinho e, porque não assumi-lo, de amor perante a sua, reflectido num enorme trabalho manual que lhe é adjacente. E porque falamos de um bem que não custa propriamente meia dúzia de tostões, isso também fará toda a diferença e acabará por ser muito mais que um mero pormenor. Ou um detalhe.
8 comentários:
Tens o msn desligado e queria perguntar-te uma coisa. Já viste o "Fur"? Com a Nicole Kidman e o Robert Downey Jr.
Acho que perceberás...
Beijos.
M.
ps: desculpa não ter comentado o post. :-) Sabes qual é o meu carro e eu estimo-o muito. Lavo-o eu, aspiro-o, tenho pincéis para o pó nos ventiladores e um produto especial para limpar o tablier, levo-o eu às revisões...não é mau para mulher, pois não?
eu nao sou detalhista de certeza...o meu carro esta sujo, a precisar ser lavado e aspirado ja ha mais de tres semanas, quando finalmente ganho coragem para o ir por a lavar, chove... a meio de agosto...lindo!
Ah! para ja nao falar num especlho cujo encaixe se partiu, devido a delicadeza de alguma besta que achou que o espelho nao ficava ali bem...
enfim...
Queria dar os meus parabens pelo excelente blog.
Ja gravei nos favoritos, ja ganhaste mais uma leitora.
Cheers,
bebe
Olá Martinha,
isso de querer (e saber) conservar um carro estar associado exclusivamente ao sexo masculino é uma ideia preconcebida? É preciso sobretudo muita paciência e acredito que as mulheres tenham mais que cuidar/embelezar que uma "chapa andante" muito sensível, que mal sai da zona de lavagem fica logo sujeito às piores maldades do mundo que lhe rodeia.
Já te disseram que tens um carro muuuuiitaaaaaaaaa giro?
bj
Obrigado, bebe. Pelos elogios e pela sinceridade.
Ahh, Marta, não vi o "Fur". Sei que a NK interpreta o papel de uma reconhecida fotógrafa e pouco mais... Recomendas?
Este artigo foi colocado no Fórum do Detalhe.net e gostei bastante de o ler e reler. É sempre bom ver/ler a opinião dos que "estão por fora" desta arte independentemente de serem mais ou menos positivas.
Aproveito para copiar para aqui a resposta que dei no Fórum:
"Confesso que gostei bastante de ler, muito interessante mesmo. A comparação com o Tuning não é assim tão disparatada, entre estes dois campos (o Detalhe e o Tunnig) apesar de muito diferentes um do outro, a sua essência é a mesma... o embelazamento máximo no automóvel. O Tunnig mais no sentido de estética e nós no sentido do car care, mas ambos são uma "Arte". Não gosto em nada de Tuning (respeito na integra os seus adeptos e louvo o trabalho que fazem), mas no entanto "amo" o Detalhe. Curioso é os adeptos de Tuning não ligarem muito ao car care...
Cumprimentos e obrigado por teres publicado aqui esse artigo ,"
Miguel Oliveira
Obrigado, Miguel.
De facto, como ambos dissemos, há essa semelhança entre os adeptos do detalhe e do tuning. Mas tudo o que toca a conceitos de beleza pressupõe opiniões subjectivas. E há algo aqui que me parece óbvio e salta a vista nos carros de cada um. Se um carro “excessivamente artilhado” pode não agradar a toda a gente, parece-me que um carro bem cuidado e com um brilho de fazer inveja a qualquer carro novo saidinho do stand represente uma beleza bem mais consensual. Penso que todos nós gostamos de ter orgulho e queremos cuidar das nossas próprias coisas e, já agora também, de mostrá-las aos outros. Há no entanto várias formas de o fazer. É sobretudo aí que reside a principal diferença entre esses dois conceitos de embelezamento e é por isso que admiro o vosso trabalho e dedicação.
Sempre fui, sou e serei contra ideias preconcebidas e não questionadas. Se as pessoas continuam a usar produtos mais baratos e menos eficazes por sistema, quem sou eu para lhes fazer crer que um pano micro fibras tem uma capacidade de absorção muito maior que aquele “farrapo” que compraram no continente que deixa manchas de água e/ou champô por tudo o que é chapa e vidros do carro?
Continuação de bom trabalho.
O meu carro é muito confortável, estável e adoro ouvir música nele. Nunca seria capaz de o embelezar dessa forma, porque tenho mais que fazer. Chamem-me preconceituoso, mas em vez de dar esse "carinho" todo a um objecto inanimado, não seria mais gratificante arranjar um animal de estimação?
(Pronto, vou ter uma data de detalhistas a insultar-me em massa.)
ola
é de aplaudir esta iniciativa e blog sobre o detalhe
parabéns está fenomenal
só tenho duas coisas a apontar
1- não existe só uma loja de detalhe de compra de produtos
existe mais 2
a www.carcareportugal.pt.vu
e a detaistore
2- forums de detalhe automovel existe tb mais dois e bem cotadas
o www.care4eheels e o carpremium.net
abraços e mais uma vez parabéns pelo blog
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