sexta-feira, novembro 23, 2012

Caros amigos mutualistas do Montepio




Certamente por esta hora já terão recebido na vossa caixa de correio uma correspondência onde é solicitado a vossa participação nas eleições dos orgãos do "nosso" banco. A acompanhar os boletins de voto, vêm três livrinhos, um para cada candidatura. Depois de ter gasto alguns minutos com eles, penso já estar em condições de elaborar um resumo das propostas apresentadas - no fundo, tudo aquilo que todos nós mais precisávamos neste momento.
 

Lista A (direcção actual) - algumas fotos de senhores engravatados, excepto o Padre Melicias, com direito a legenda; não sabia que o Moita Flores também andava por aqui (não devia ficar surpreendido, pois ele já tinha provado antes que consegue ser mais omnipresente que Deus); a foto do conselho geral faz-me lembrar a fila matinal de um qualquer posto de saúde; depois, blabla, gráficos com linhas sempre a subir, blabla, mais gráficos com linhas a subir; vote no seu montepio; fim.

Lista B – logo na primeira página mais senhores engravatados com ar muito sério e credível, o senhor do canto direito é o Bart Simpson com óculos; os nossos compromissos, proteger as famílias, a educação dos nossos filhos e envelhecimento com dignidade (no doubt of that); reformas orgânicas, blabla; assembleia geral, mais senhores engravatados e duas senhoras, tudo de doutores para cima; CA: os senhores da primeira página com as respectivas habilitações, fica-se a saber que o nosso Bart quer ser vogal e é licenciado em economia e blabla; por fim, os orgãos sociais, finalmente aparece alguém não engravatado... espera, é licenciado em medicina? Finalmente encontro o verdadeiro doutor... Também sem gravata e com ar assustado (há razões para isso?) aparece, mesmo lá em baixo e no fim do livro, o suplente, empregado fabril, trabalhador em linha montagem e produção na Philips Portuguesa, o único quadro sem título. :(

Lista C – bom grafismo, letras grandes e começam bem, logo a cascar na direcção actual; lema da campanha é repetido até à exaustão, página sim página não; finalmente aparecem as fotos... “credo”... a média de idades ronda os 70 anos, todos membros da CGTP-IN; foto de grupo, engravatados mas ao estilo, diria, mais clássico; suplentes, finalmente alguém com menos de 40 anos e ainda por cima é gira :), chama-se Lúcia, advogada e com um curriculo cheio de coisas importantes e bonitas, não é sindicalista (iupiiii); blblabla finalmente aparece o que queria saber: quadro comparativo das remunerações pagas ao CA, Montepio versus CGD, em 2011, uiui: Montepio, 5 membros, 2 milhões e tal de euros, CGD, 9 membros, 1 milhão e oitocentos e tal - motivo mais que suficiente para recomeçar o cascanço na direcção actual; por fim, novo apelo ao voto, com alguns erros ortográficos e o endereço do sítio oficial com um arroba!? (Deviam ter adicionado à lista de candidatura um revisor de texto.)

Boa votação.
De nada.

Sem comentários: