segunda-feira, agosto 01, 2005

Ódio de estimação I

Condutores que são alérgicos à faixa da direita
Não faço a mínima ideia se será só uma característica exclusiva dos automobilistas portugueses, mas, definitivamente, estes devem possuir qualquer trauma face à faixa de direita de rodagem pois só mesmo em último caso é que a utilizam. Entretanto as autoridades competentes (sejam elas quais foram) preferem continuar a optar pelas razões e explicações mais fáceis e popularuchas e apontam, sempre, as mesmas causas para a grande sinistralidade em Portugal. O excesso de velocidade encabeça todas as listas possíveis. As vezes pergunto a mim mesmo se os senhores que chegam a estas rápidas e brilhantes conclusões circulam nas mesmas estradas que eu? Ou até, se circulam em qualquer estrada nacional?
Imaginamos um carro a circular a 120 Km/h na faixa central de uma auto-estrada, ao deparar-se com uma viatura na mesma faixa, a circular a, suponhamos, metade (sim, já presenciei tal situação) da quilometragem horária daquele, o seu condutor tenta desviar-se para a faixa da esquerda (não esquecer que é proíbido ultrapassar pela direita) só que não repara que circulava já outro veículo e o acidente acontece. Causa do sinistro: excesso de velocidade, pois claro!
Exmº Governo, numa época de contenção de custos públicos mesmo com TGV’s e mega-aeroportos à mistura, pondere-se melhor então na criação ou aumento de mais faixas de rodagem, pois as que temos presentemente, pelos vistos, chegam e sobram.

Sem comentários: