quarta-feira, outubro 08, 2008

Crise? Crise é vender-se apartamentos sem jacuzzi no quarto, pá!

RTP1, hoje, 21:00: As Casas da Crise - Muitos portugueses estão a sentir grandes dificuldades em vender as suas casas. A súbida das taxas de juro, o fim do crédito bonificado, as avaliações feitas por baixo e as limitações de concessão de crédito fez com que o mercado imobiliário para a habitação esteja a viver um forte momento de crise. Pelo contrário, o segmento de luxo continua a ser comercializado ainda na fase de planta.

Por exemplo, aqui pela linha, no Estoril Sol Residence, o condomínio de luxo que só vai começar a ser construído no início do próximo ano, já se venderam mais de 60% dos apartamentos. (Ah, uma "casinha" destas pode custar 8,7 milhões de euros.)
O sucesso de vendas está a ser tal que a imobiliária considera a possibilidade de aumentar os preços – que são valores de pré-construção e que têm em conta o facto de os apartamentos só estarem prontos a habitar em 2010. Por enquanto, ainda se pode comprar T2 por valores entre um milhão e os 1,5 milhões de euros ou T4 por entre 2 e 2,5 milhões de euros. Isto só nos andares mais baixos das torres – onde vai ficar a criadagem e os pobrezinhos, portanto. À medida que se sobe, o preço também aumenta, até aos tais 8,7 milhões: apartamento mais caro actualmente disponível. Havia um outro mais caro, mas a imobiliária não quis revelar o preço por já ter sido vendido.

2 comentários:

O Puto disse...

Faz-me confusão que um apartamento custe tanto dinheiro. Nem quero imaginar as reuniões de condomínio...

agent disse...

As tantas são dos que até se endividam com a senhora da limpeza do chão e das escadas por a considerarem ser muito dispendiosa. Aposto que só para evitar conflitos destes meteram passadeiras rolantes por todo o edifício!