terça-feira, outubro 07, 2008

doclisboa 2008 II

Este festival tem uma secção chamada Novas famílias, novas identidades. E sobre isto, especificamente, a sua organização diz:
Os padrões jurídicos que definem a família, o casamento, a identidade e o género sofreram alterações significativas nas últimas décadas em diversos países do mundo ocidental. Hoje a família não tem necessariamente por único modelo «o presépio», com as suas hierarquias tradicionais. A família, a identidade e a definição de género conquistaram publicamente parâmetros mais largos (que sempre existiram a nível minoritário), e permitem novas formas de liberdade. Esta transformação dos costumes é muitas vezes razão de confronto e dá origem a uma abundante produção documental, particularmente rica em testemunhos e material para reflexão.
Tudo certo, excepto o que está a bold. São conceitos distintos, que, aqui, não fazem qualquer sentido aparecerem separados. Como não vamos ver nenhuns seres extraterrestres nem uma nova espécie sobrehumana como estas “novas identidades” parecem querer sugerir, logo o que se aborda por aqui são só: identidades de género. Parece-me claro, não?
Pois bem, a não perder há:


17 OUT. 15.00 –São Jorge (sala 3) 26 OUT. 11.00 –São Jorge (sala 3)
Be Like Others
de Tanaz Eshaghian
74´ Irão/Canadá/Reino Unido/EUA 2008
Documentário inquietante que acompanha ao longo de mais de um ano as operações de mudança de sexo numa importante clínica do Irão, e apresenta a posição dos médicos, dos pacientes e do Estado. Be Like Others revela-nos uma geração de jovens iranianos “diagnosticados” como transexuais num país que financia a mudança de sexo, mas condena os homossexuais à pena de morte.

18 OUT. 15.00 – São Jorge (sala 3) 26 OUT. 17.00 – São Jorge (sala 3)
My Mums Used to Be Men
de Julie Beanland
57´ Reino Unido 2005
Primeiro, o pai de Louise chamava-se Brian, só após a operação de mudança de sexo passou a chamar-se Sarah: é agora a mãe. O companheiro de Brian, um camionista chamado Lee, também fez uma operação de mudança de sexo e chama-se Kate: é hoje a OUT.a mãe de Louise. Não há razões para ficarmos confusos: desde que as notícias desta invulgar família estalaram em todos os tablóides ingleses (que a nomearam como “a mais estranha família britânica”), Louise tem sido alvo de várias troças e provocações na escola. Ela não se esconde e está determinada a provar que, se os OUT.os os deixarem em paz, têm tudo para ser felizes.

18 OUT. 17.00 –São Jorge (sala 3) 26 OUT. 19.00 –São Jorge (sala 3)
Kenia and Her Family
de Llorenç Soler
55´Espanha 2005
Um documentário que retrata a experiência de um casal de mulheres na Catalunha, Julia e Aida, que decidiram ter um filho. Depois de quatro tentativas de inseminação artificial falhadas, o casal decide procurar junto de um grupo de amigos o pai biológico da criança. À primeira tentativa, Júlia consegue ficar grávida. Ao longo de mais de um ano, seguimos a organização desta nova família alargada, que inclui não apenas as duas mães e suas respectivas famílias, mas também o pai biológico, o seu marido e outros grandes amigos. À recém-nascida, Kenia não parece faltar carinho.

18 OUT. 19.00 –São Jorge (sala 3) 26 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3)
Louise, Her Father, Her Mothers, Her Brother and Her Sisters
de Stéphane Mercúrio e Catherine Sinet
56´ França 2004
Durante um barulhento e divertido jantar, observamos uma família parisiense sentada à mesa. A família de Louise é composta pelo pai, por duas mães, pela mulher do pai, por um irmão e duas irmãs. Françoise e Gérard estão apaixonados há 44 anos e têm três filhos. Já Sybille e Sylviane amam-se há cerca de 23 anos. Como estas pretendiam ter um filho, resolveram pedir à amiga Françoise que lhes emprestasse Gérard, o marido. E ela aceitou.

Sem comentários: