quarta-feira, outubro 22, 2008

Escafodeu-se em sessenta e tal segundos!

Há um filme português que ainda nem sequer tem data de estreia anunciada mas que já causa alguma polémica. O 100volta tem tudo para ser um sucesso comercial, mesmo que seja uma cópia descarada e, aparentemente, amadora de um outro “produto” americano e mesmo que tecnicamente seja desastroso. Segundo o seu sítio, tudo isto, oficialmente patrocinado pelo ICA!
O que nos é apresentado aqui é um gajo armado em realizador, com muitos amigos, meia dúzia de trocos e tempo a mais entre as mãos - o que não seria mau noutras circunstâncias e se ele se esforçasse para arranjar uma boa equipa técnica para o ajudar. Isto é qualidade youtube, coisa que os padres amaros, sortes nulas e conversas da treta, pelo menos, não eram.
É óbvio que o ICA não deve financiar só um cinema erudito e intelectual. Pode e deve apostar em cinema independente, de autor, de entretenimento esclarecido ou imberbe; pois se é isso que a maioria gosta de ver em cinema: consuma-se o que é nosso. Acho que deve é haver limites. E o mínimo pedido aqui era ter uma noção do que é fazer um filme em condições, por mais descomprometido que ele possa ser.
Do argumento deste projecto retiro um aspecto que me agrada bastante, que espero não ser falacioso: a caracterização dos personagens tipicamente portuguesas. Se não aprendemos nada por aqui, pelo menos divertimo-nos com um chico-espertismo bem declarado, por exemplo. (Já não me agrada tanto a “pornografia” gratuita, que tem vindo a ser um cliché nesta nova geração de cinema português, mas isso já é outra conversa.)

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá desde já quero agradecer pela sua franqueza, apesar de nao concordar com algumas coisas,segundo voce diz que o filme tem imagem de youtube voce nunca viu o filme pois nao?...mas enfim...esta semana importo os trailers que vao para as TV´s para o youtube em full HQ sem compressao para a imagem e o som ficarem limpinhas...

quer um conselho de um amigo nao mude seja sempre assim

amigo um abraço para mim e outro para voce

danielsouza@sapo.pt
uniquefilmes@gmail.com

agent disse...

Caro Daniel

Não posso deixar de admirar a sua pachorra para andar pela net a responder a todas as críticas que já lhe fizeram ao filme – eu sei que esta não é a primeira! Admiração é mesmo a palavra certa, pois não é qualquer um que defende a este nível o seu trabalho. Mais dispensável é a comitiva de fãs que o acompanha, que deixam os habituais elogios ao seu filme e meia dúzia de ordinarices e insultos aos críticos em questão, à moda do “verdadeiro tuga”. A ofensa virtual gratuita sob forma de anonimato é covarde mas a parte mais dura (e trabalhosa) de ter que lidar com ela, é só mesmo aquela acção de fazer um click sobre o símbolo do caixote-do-lixo. Portanto, se todos os nossos problemas fossem esses...
Agora, por fim, respondendo directamente à pergunta do seu comentário: não, não vi o filme, mas estarei a cometer um erro gravíssimo ao criticar os aspectos técnicos de uma película pelo que se dá a ver pelo seu longo trailer? A imagem e o som do resultado final vão ser assim tão diferentes desta amostra?
Fico então a aguardar por essa nova versão em full HQ e que o 100volta tenha o sucesso que desejar.

PS - Ah, se, por mero acaso ou sorte, aquele Alfa33 sobreviveu às intensas filmagens não o mande para a sucata sem falar previamente comigo.